Viajando com crianças

Aproveitando o dia das mães, veja post do blog “Passo a passo para o Mundo” com dicas para quem vai viajar com crianças.

“Viajando com crianças? Conheça as regras e informações úteis”

Post de Passo a Passo para o Mundo | Publicado em 18, abr 2013

Durante o período das férias escolares muitas dúvidas surgem na cabeça dos pais que desejam viajar com seus filhos, ainda menores de idade. Há diversas regras que devem ser seguidas à risca pelos responsáveis que querem viajar com crianças, não só para destinos nacionais mas também no exterior. O Passo a Passo para o Mundo reuniu aqui as principais providências e informações que devem ser tomadas pelos adultos nessa situação, confira!

criança viagem

Menor viajando sozinho

  • No Brasil: o embarque de menores de 12 anos acompanhados de pessoas sem grau de parentesco exige apresentação de documento escrito pelos responsáveis, com reconhecimento de firma em cartório. Para viajantes entre 12 e 18 anos, é necessária autorização dos pais, também com firma reconhecida.
  • Para o exterior: o embarque de menores de 12 anos acompanhados de terceiros deve apresentar o RG (ou passaporte) e autorização escrita pelos responsáveis, com firma reconhecida em cartório.  Nesse caso, se um dos pais não puder assinar a autorização, deve-se requerer uma autorização na Vara da Infância e da Juventude.

Documentos para viagem ao exterior

Para crianças viajando com os pais para o exterior é necessária a emissão de documento de identidade (RG) ou o passaporte do menor. Para países que exigem visto é necessária a sua emissão, inclusive para bebês e babás que forem acompanhar na viagem.

Viagens de carro

  • Criaças até 1 ano: deve-se utilizar bebê-conforto, preso ao cinto de segurança do veículo.
  • Crianças de 1 e 4 anos: deve-se utilizar cadeirinhas apropriadas, também presas ao cinto de segurança.
  • Crianças de 4 a 7 anos e meio: a cadeirinha não precisa ter encosto, mas deve ficar presa ao cinto de segurança.
  • Crianças acima dos 7 anos: não há necessidade de cadeira apropriada, mas a mesma deve se sentar no banco traseiro, com cinto de segurança.

Viagem com apenas um dos pais

  • No Brasil: mesmo sendo o casal separado, não há necessidade de uma autorização, mas é necessário apresentar o documento de identidade (RG) ou certidão de nascimento (original ou cópia) comprovando a filiação.
  • Para o exterior: deve-se apresentar autorização por escrito, reconhecida em cartório, de ambos os pais. Se uma das partes estiver impossibilitada de escrever o documento deve-se obter uma autorização na Vara da Infância e da Juventude.

Viagem com avós, tios ou irmãos

  • No Brasil: é necessário apresentação de documento de identidade com foto, que comprove o parentesco ate o terceiro grau.
  • Para o exterior: deve-se emitir autorização por escrito, com o período e o destino do passeio, e reconhecer firma em cartório. Se um dos pais estiver impossibilidade de escrever uma autorização, deve-se obter a documentação na Vara da Infância e da Juventude.

Descontos em passagem de avião

As companhias aéreas podem cobrar passagens de crianças menores de 2 anos, caso as mesmas ocupem assentos no avião. No caso de crianças de colo o valor cobrado não deve ultrapassar 10% da tarifa paga pelo adulto.

Descontos em passagens de ônibus e trem

Em viagens de ônibus, crianças de até 5 anos não pagam passagem se viajarem no colo dos pais ou acompanhante. Já em viagens de trem, o valor a ser pago dependerá da tarifa cobrada pela companhia ferroviária.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s