Como sobreviver a um acidente aéreo

Obviamente ninguém deseja passar por uma situação de risco durante uma viagem de avião, mas garanto que a maioria já pensou (assim como eu!) em como se safar de um susto desses. As orientações que as equipes de bordo nos passam já não são mais “assistidas” pelos viajantes frequentes, mas é sempre bom ler o cartão com instruções que ficam nos bolsões à frente das poltronas e dar um pouco de atenção àquele(a) moço(a) que está lá na frente com um cinto de segurança na mão. Além disso, conheça mais algumas dicas, tiradas do portal Terra:

“Acidente aéreo: site lista dicas para aumentar chances de sobreviver”
Roupas confortáveis, calçados e poltrona influenciam na hora de lidar com uma situação de emergência, segundo o Condé Nast Traveler

O acidente que ocorreu no dia 6 de julho de 2013, no aeroporto de São Francisco, com o avião da Asiana Airlines mostrou a importância da evacuação rápida em caso emergência. Para alertar os futuros passageiros, o site Condé Nast Traveler selecionou dez dicas simples que podem ajudar a sobreviver a um eventual acidente.

Orientações
Por mais que você tenha viajado muitas vezes, sempre preste atenção às orientações dadas pelos comissários de bordo e leia com cuidado o cartão com as instruções de segurança. Afinal, refrescar sua memória sempre é uma boa quando o assunto é salvar a sua vida.

Saída de emergência
Conte o número de fileiras entre a sua poltrona e a saída de emergência mais próxima. Assim, em caso de evacuação, você saberá imediatamente qual é o melhor lado para sair.

Fumaça
Se houver fumaça, mantenha sua cabeça baixa ou, se preciso, rasteje e cubra boca e o nariz com alguma peça de roupa.

Meia-calça
Para as mulheres, é melhor evitar usar meia-calça para viajar. Além de oferecer perigo em caso de incêndio, a peça pode causar queimaduras por causa da fricção ao escorregar pelo escorregador de emergência.

Posição de segurança
Não tenha vergonha de assumir a posição de segurança indicada no cartão assim que você se sentir em perigo. Este tipo de posição foi criada especialmente para salvar vidas.

Pertences
Numa situação de evacuação, deixe todos seus pertences para trás: quando a sua vida está em perigo, não se deve gastar sequer um segundo para salvar passaporte, celular ou tablet.

Materiais sintéticos
Evite usar roupas de materiais sintéticos (mais inflamáveis) para voar. Prefira materiais como algodão, jeans ou couro, que oferecem maior proteção em caso de incêndio.

Roupas
Use roupas confortáveis que permitam mais facilidade na hora de se mover. Opte por tênis, calça jeans e moletom em invés de minissaia e salto alto.

Calçados
Use calçados baixos e confortáveis, evitando sandálias e calçados abertos que não oferecem proteção contra o fogo. Se for viajar de salto, pense em tirá-los em caso de evacuação para se mover mais rápido e não rasgar o escorregador de emergência da saída de emergência.

Escorregador de emergência
Na hora de descer do escorregador de emergência, pule com os pés para frente no centro da rampa e mantenha os braços dobrados e as pernas juntas. Não tente sentar e escorregar, já que isto retarda o processo para você e para os outros passageiros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s