Je t’aime, Paris…

…Versailles et Chamonix!!!

Posso dizer que sou uma privilegiada por ter tido oportunidades de ir à França duas vezes; a primeira em 2008 e a segunda em 2010.

Na primeira viagem (2008), ou durante boa parte dela, fui sozinha em excursão pela CVC. Era 20 de setembro e o tempo na França estava gostoso, a ponto de poder sair na rua usando saia apenas com uma meia grossa por baixo. Fiquei hospedada no Novotel Charenton, que apesar de distante, tinha uma estação de metrô bem na esquina, então ficava muito fácil para andar pela cidade sozinha. No primeiro dia fui ao Arco do Triunfo, andei por toda a Champs Elyseé até o Obelisco e depois segui para o Louvre. Deu para ver a Torre Eiffel de longe. Dia 21 a excursão começou. Fomos a Versailles pela manhã e a tarde fizemos city tour por Paris (Obelisco, Champs Elyseé, Torre Eiffel, Les Invalides, Arco do Triunfo, Prefeitura). À noite fomos à Sacre Cour e jantamos em Montmattre. No dia seguinte (22), fizemos um passeio a pé pelo Cartier Latin, passando por Sorbonne e Notre Dame. Depois fomos passear de Bateaux Mouches pelo rio Sena. Na volta, a excursão nos deixou no Museu do Louvre e aproveitei para conhecê-lo. De lá, fui subir até o andar mais alto da Torre Eiffel. Muito linda a visão de toda Paris (e muito frio também, o vento gelado corre solto). Não sai a noite pois tinha que arrumar a mala para viajar com a excursão no dia seguinte (fomos para a Bélgica e para a Holanda, mas eu conto em outros posts individuais). Na volta da excursão (dia 25 à noite), a Europamundo (que é a empresa dona dos pacotes que a CVC vende) me presenteou com a hospedagem no Novotel Tour Eiffel, de 4 estrelas, chiquerérrimo na rua da Torre. O dia 26 foi dedicado aos museus. Visitei o D’Orsay, o Grevin e o Pompidou. No dia seguinte (27) acordei cedo para andar pela cidade, indo à Torre novamente e depois caminhar pelas margens do rio Sena. Dei saída no hotel (era para eu voltar nesse dia para o Brasil), mas fui para o Holiday Inn Saint Germain, pois minha irmã (que estava vindo da Itália) ia se hospedar lá e eu fiquei mais uns dias para encontrá-la. Não gostei do hotel, achei mal cuidado e mofado (nem chegava aos pés do meu 4****). Enquanto esperava por ela, fui ao Jardim de Luxemburgo, aproveitar o dia. À noite, fomos jantar na Champs Elyseé. No dia 28, enquanto minha irmã ia com a excursão dela para Versailles, fui novamente para o Museu do Louvre (como ele é muito grande, o ideal é tirar um dia para conhecer para cada uma das alas dele). Voltei para o hotel e reservei a Eurodisney para o dia seguinte. À tarde, fui com ela no city tour. Enquanto minha irmã ficou na Torre para subi-la, voltei com o restante da excursão para o hotel, pois a subida é muito demorada e eu já estava ficando cansada da viagem. Dia 29 era para ter sido para realizar meu sonho, pois iríamos à Eurodisney. Acontece que, quando chegamos na agência, eles nos falaram que o Museu do Louvre (que era programação dela do dia seguinte) iria estar fechado, então resolvemos trocar o parque pelo passeio guiado pelo Louvre (minha terceira vez, e primeira dela) e pelo Moulin Rouge à noite. Meu último dia em Paris (30) foi dedicado às compras. Fomos para a Galeria Lafayette comprar presentes para minha família. Chegamos no hotel as 17h e fui descansar, pois meu voo para casa sairia às 21h.
Total em Paris: 8 dias.

Em 2010, fui com minhas duas irmãs comemorar meu aniversário na Europa. Era a 2a vez minha e da minha irmã mais velha em Paris e a 1a vez que minha irmã do meio viajava para a Europa. Chegamos em Paris no dia 6 de março. Depois de alguns micos por não sabermos falar francês, deixamos nossas malas no quarto e fomos para a Champs Elyseé. Como já estava muito tarde, quase tudo já estava fechado, então voltamos para o Novotel Bagnolet e jantamos no restaurante do hotel. Dia 7, também depois de mais alguns micos, foi dedicado ao Museu do Louvre (mas eu já gosto de lá, hein!) e fomos à noite, novamente, para a Champs Elyseé. Comemorando meu aniversário (dia 8), fizemos um city tour (minha irmã, por causa do frio excessivo da época, não quis subir na Torre Eiffel) e de lá fomos para a Galeria Lafayette. À noite fomos à Montmatre, visitamos a Igreja Sacre Cour, jantamos e depois fomos festejar meus 27 anos no Moulin Rouge (Dance, dance, Paris, dance!!). Na manhã do dia seguinte (09) fomos à Versailles e à tarde o destino foi Notre Dame (na volta de lá, fomos assaltadas na estação de trem. Levaram algumas lembrancinhas que minha irmã tinha compra em Versailles, a carteira de identidade dela e o cartão VTM. As minhas coisas eu consegui recuperar, pois fui correndo atrás das duas meninas que nos furtaram e peguei tudo de volta – câmera, carteira e lembrancinhas minhas). Com esse problema, não saímos à noite. Ficamos resolvendo com a Visa a transferência do dinheiro que estava no cartão da minha irmã para o da minha outra irmã, já que no dia seguinte a nossa excursão iria sair. Dia 10 saímos de Paris em direção à Itália. No caminho, ficamos no período da tarde numa cidade supercharmosa chamada Chamonix, localizada ao sul do país, entre a França, a Suiça e Itália e aos pés do Montblanc. Por essa localização privilegiada, Chamonix é uma estação de esqui muito procurada no inverno. Pela primeira vez na vida vi neve. Depois de tomarmos um café da tarde nessa encantadora cidade, a excursão cruzou a fronteira italiana, mas aí já é história para outros posts.
Total na França: 4 dias.

Paris:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Versailles:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Chamonix:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

