Uma tarde em Madrid

Em novembro de 2015, quando voltávamos da nossa lua de mel na Suíça (veja posts aqui no blog), conseguimos ficar um tempo em Madrid. Entre um voo e outro, tínhamos 7h na “minha” terra (sim, de todas as cidades e de todos os países do mundo, a Espanha é onde eu mais me sinto bem, em casa), mas sabíamos que, de tempo útil, só poderíamos contar com 5h, pois tinha o tempo de deslocamento da saída e do retorno ao aeroporto. Com isso em mente, já fui programando o que mostrar ao Daniel nessas horinhas por lá ainda em Luzern.
É muito fácil andar por Madrid. O sistema de metrô percorre toda a cidade e facilita muito o deslocamento. Assim que chegamos no aeroporto, compramos 2 bilhetes turísticos com validade de 1 dia (existem outras opções) e você pode andar quantas vezes quiser (para ver mais sobre o bilhete turístico de Madrid, clique aqui). Além de sair mais barato (8,40 euros cada bilhete), você pode fazer e refazer seus planos de viagens quantas vezes quiser, sem ficar contando quantos bilhetes ainda tem ou parando para comprar mais sempre que precisar.
A nossa primeira parada foi o Parque Del Retiro. Localizado quase no centro de Madrid e com 118 hectares de extensão, o Parque é um dos lugares que eu indico a todos. Lá, você pode visitar o Palácio de Cristal e o Palácio de Velázquez, andar de barco no lago do Centro Polideportivo Municipal Estanque Del Retiro, observar a natureza em suas mais belas formas (plantas e pássaros por todos os lados), além de ser um ótimo lugar para um passeio, uma corrida ou um pique-nique. Músicos dão o tom musical do passeio.
Saindo do Parque, passamos pela Puerta de Alcalá, a caminho do Palácio de Cibeles, onde havia uma faixa em apoio aos refugiados sírios. A Espanha é um dos países que aceita e disponibilizou moradia para os refugiados da Síria, mas não tem sido um dos destinos mais procurados por eles – saiba mais aqui.
Pegamos o metrô e fomos até a Plaza de Toros de Las Ventas, inaugurado em 1931, sendo o segundo maior lugar de touradas do mundo. Infelizmente, nas duas vezes em que estive na Espanha não tive a oportunidade de conhecê-la por dentro, pois em 2006, quando fui estudar em Salamanca, não teve tourada no fim de semana que estive em Madrid e agora, ano passado, a temporada de touradas já havia acabado (programe-se para ver as touradas entre os meses de março e outubro).
Como as horas já estavam começando a correr contra nós, seguimos rumo ao Palácio Real e a Catedral de Santa Maria a Real de Almudena, dois pontos históricos e turísticos um de frente ao outro. Só vimos os dois por fora, pois só nos restava 1 hora de passeio até voltarmos ao aeroporto.
Voltando pela lateral do Palácio Real, tive a chance de conhecer os Jardines de Sabatini. O lugar é lindo! Confesso que da outra vez que fui à Madrid não lembro de tê-lo conhecido, então dessa vez demoramos um pouco nele. Os Jardins fazem parte do Palácio Real, e foi construído em 1930. Logo da escada de acesso, vemos um pequeno labirinto feito de pequenos arbustos e um lago artificial, cercado por estátuas dos reis espanhóis.
A caminho da estação do metrô, passamos pela Plaza de España, que presta homenagem ao escrito Miguel de Cervantes, com estátua de Dom Quixote de La Mancha, seu personagem mais famoso, e o seu companheiro Sancho Pança.
Retornamos ao aeroporto depois desse rápido passeio por Madrid, ficando com o coração ainda mais cheio de saudade e de querer bem a essa cidade.
Até breve e boas viagens!