As belezas da Cidade Costeira

Arraial do Cabo – RJ

O Rio de Janeiro, conhecido por ser a Cidade Maravilhosa, desperta curiosidade em pessoas de todas as idades, seja por sua beleza natural, pelo jeito despojado dos seus habitantes, o sotaque chiado ou pela cultura.

Nos últimos anos, o Rio tem chamado a atenção do mundo pelos eventos que tem sediado, como a Jornada Mundial da Juventude em 2013, final da Copa do Mundo em 2014 e este ano receberá as Olimpíadas. Tudo isso contribui para a construção de uma imagem de cidade brasileira anfitriã e receptiva.

Em minha primeira viagem ao Rio, desembarquei no Aeroporto Internacional Tom Jobim, mais conhecido como Galeão, o maior do estado, e de lá fui direto para a rodoviária onde parti para Arraial do Cabo, uma cidade da Região dos Lagos, a leste da capital do Rio de Janeiro. “Arraial”, como é chamada, é uma cidade costeira aconchegante e de belezas naturais fascinantes.58050_444777632267709_834566587_n

A riqueza natural de Arraial possibilita ao visitante grande diversidade de passeios. Lá é possível fazer trilha pelos montes cobertos pela vegetação local e no fim ter uma vista panorâmica e deslumbrante da cidade. Para quem gosta de mergulhar, a cidade é um dos lugares no Brasil mais propícios ao mergulho, por conta de suas praias com águas cristalinas e tranquilas, além da riqueza da vida marinha.

Pelo Arraial você pode se deslocar facilmente a pé ou de bicicleta e conhecer alguns lugares históricos, como o marco histórico que preserva a memória da chegada de Américo Vespúcio, desbravador do local. Igreja de Nossa Senhora dos Remédios: erguida em 1506 pelos portugueses, a igreja está entre as primeiras edificações do país. Ambos estão localizados na Praia dos Anjos.

O atrativo que eu mais gostei foi o passeio de barco, que perpassa pelas mais belas praias da cidade. Saindo da Praia dos Anjos e com duração média de 4hs, o roteiro inclui “As prainhas”, praia da Ilha, praia do Forno e a praia do Farol, que é uma área de preservação ambiental e considerada uma das mais bonitas do Brasil. A caminho das praias, é possível conhecer a Gruta azul, a Pedra do Macaco e a Fenda de Nossa Senhora. O último ponto do roteiro é um restaurante flutuante, em alto mar, com cardápio especializado em frutos do mar da região. Hoje, a média de preço do passeio é de R$60,00.150470_444777582267714_735563460_n

Além das praias que você pode conhecer através do passeio de barco, a cidade tem praias urbanas, com quiosques e preparo para receber os turistas. A principal, além da praia dos anjos, é a praia Grande que também é propícia à prática do surf e é cenário para competições de esportes náuticos.

http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/racha-de-nossa-senhora
http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/racha-de-nossa-senhora
Pedra do macaco, visto do passeio de barco.
https://www.flickr.com/photos/marciocarrasco/4288669461

 

Arraial não possui estabelecimentos luxuosos, mas todos são aconchegantes e não são muito caros comparados aos valores da capital fluminense. Chegar na cidade é fácil, pois ela fica apenas 140km do Rio de Janeiro, entre Búzios e Cabo Frio. Diariamente tem saídas de ônibus da rodoviária Novo Rio, pela empresa Autoviação 1001 em vários horários. O custo da passagem em ônibus convencional é de R$54,91. O caminho também é rico em encantos naturais.

O município tem um clima agradável, com temperatura média de 25 graus no verão, e reúne algumas das mais pelas paisagens do litoral brasileiro, como dunas, lagoas, costões, restingas e praias.

Sem dúvida Arraial do Cabo é um dos lugares mais bonitos do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Vale a pena reservar alguns dias em sua passagem pelo estado para desfrutar dos encantos dessa cidade que também é maravilhosa.

164931_444777658934373_326512739_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s